quinta-feira, 11 de julho de 2013

Relato da Visita ao Pr. Allan Richardson (junho de 2013)

Por volta das 9 horas de sábado, dia 22 de junho, saímos de Delmiro Gouveia com destino a Petrolândia. Deixamos nossos filhos Ramon e Abraão na casa de parentes, fizemos um rápido almoço, apanhamos os irmãos Wilson Vital e o diácono Wellington Silva e, às 12h05min, rumamos para Campina Grande, onde iríamos pernoitar. Na nossa companhia estava a irmã Nita Brilhante, minha mãe, que passara alguns dias em Delmiro Gouveia.

A viagem foi muito boa, mas cansativa, pois tivemos que usar uma das rotas mais longas devido às péssimas condições das rodovias. Registramos um livramento que Deus nos deu ao chegarmos em Custódia: devido à pista estar escorregadia por causa de uma forte chuva que caía no momento, um veículo abalroou outro que vinha imediatamente atrás de nós, ao ponto de passar pelo acostamento, à nossa direita, mas não fomos atingidos por nenhum dos dois. Às 18h.30min chegamos à residência de Samuel Brilhante, no bairro do Catolé em Campina Grande, que iria nos hospedar. A irmã Nita Brilhante nos preparou um delicioso café, que apreciamos junto com Márcia e Sarinha, esposa e filha do irmão Samuel (estava trabalhando), além de seu sogro, irmão Santino e da sogra, irmã Mary, que tinham acabado de chegar de viagem. O irmão Samuel e esposa são membros da Igreja Congregacional Conservadora da Avenida Canal e seu sogro e nora, membros da Igreja Congregacional Conservadora das Malvinas, todas em Campina Grande. Após a janta conversamos um pouco e fomos dormir.

Levantamos cedo no domingo, Dia do Senhor, e às 7h.30min abastecemos o veículo já em direção a João Pessoa. O trajeto até à capital paraibana foi tranquilo e, por volta das 9h30min encontramos a Igreja Congregacional Conservadora em João Pessoa, que tem como pastor o Rev. Rubens Dutra. Cumprimentamos alguns dos irmãos antes do início da escola bíblica e adentramos ao templo. O estudo versava sobre o pecado imperdoável, cometido contra o Espírito Santo. O Pr. Rubens fez uma introdução, recapitulando o que já havia sido estudado e estimulou os presentes a responderem algumas perguntas que levavam os irmãos a pensarem mais a respeito. Consideramos muito edificante a escola bíblica, inclusive porque o tema trouxe à baila verdades basilares da fé cristã como a perseverança dos santos e a obra da salvação. Terminada a EBD, conversamos com vários irmãos e também com o Pr. Rubens sobre a igreja, as reuniões semanais, os assuntos estudados, dentre outros.

Recebemos o convite para almoçar na casa do Presb. Adriano Fábio, o qual prontamente aceitamos. O irmão Adriano Fábio é um estudioso das doutrinas da graça, e tem sido um dos ajudadores do Pr. Rubens no processo de reforma daquela igreja. Como é de costume quando nos encontramos, abordamos questões teológicas e doutrinárias com o Presb. Fábio e os irmãos Wilson Vital e Wellington Silva. Após o delicioso almoço com direito a não menos saborosa sobremesa, fizemos contato com o Pr. Allan Richardson para nos passar o endereço e as referências de sua residência em Bayeux, para onde rumamos sem demora. Lá, a escola dominical começa às 17 horas e, em seguida, realiza-se o culto solene.

Chegamos sem dificuldades a Bayeux; o Pr. Allan foi nos encontrar já bem próximos à igreja e sua residência. Nos cumprimentamos, ele nos instalou, conversamos e acertamos rapidamente a programação para podermos descansar uns poucos minutos, e estarmos bem para a continuação da intensa programação. Em menos de 1 hora já nos aprontávamos para ir à Igreja Presbiteriana de Bayeux. O Pr. Allan está trabalhando discipulado com os irmãos e preparando-os melhor para o acompanhamento de irmãos que desejam o batismo, assim como a abordagem diária dos crentes com a proclamação do Evangelho aos perdidos. Ele preparou a apostila com diversas lições para servir de material de ensino e apoio. No final do estudo os irmãos se manifestaram procurando tirar suas dúvidas. No intervalo que antecede o culto fizemos um lanche rápido e conhecemos alguns irmãos da igreja, dentre eles o jovem que toca violão e se dispôs a ensaiar conosco os salmos para cantarmos. Na liturgia o Pr. Allan incluiu o cântico dos salmos no lugar das músicas contemporâneas que ainda são utilizadas – o pastor faz uma análise criteriosa desses cânticos e somente os que não possuem erros doutrinários e teológicos são utilizados. Entoamos os Salmos 15, 16 e 40 com toda a igreja, que acompanhou bem e pudemos observar a maioria dos irmãos cantando, o que nos deixou muito contentes. No próximo sábado, dia 29/06, a igreja irá realizar o I Simpósio de Louvor e Adoração abordando os salmos. A mensagem foi expositiva com o título “A soberania de Cristo na escravização da vontade do homem” baseada em Fp. 2.5-11, e chamou os irmãos à santidade, pois é o que Cristo requer dos seus servos.

Ao término do culto alguns irmãos nos cumprimentaram e até encontramos um que há seis anos morava em Jatobá-PE. O Pr. Allan nos levou em João Pessoa pra jantar com sua esposa, e mais dois casais de jovens irmãos nos acompanharam. Durante o jantar conversamos, principalmente, da formação em psicologia de uma das jovens, à luz das Escrituras. Retornamos a Bayeux e continuamos a conversar; agora mais diretamente sobre o Pr. Allan, o início do seu ministério e também sobre nossa igreja. A conversa foi bem dialógica, franca e muito boa. Ficamos até perto das 2 horas da manhã, quando o sono nos venceu. Acordamos por volta das 8h30min e saímos com o Pr. Allan para tomar café; como era feriado, tivemos dificuldade em encontrar um lugar adequado para tal. Retornamos ao apartamento e rapidamente nos aprontamos para partir. Despedimo-nos já com saudades dos edificantes momentos que lá passamos, carregando na bagagem as muitas recomendações e lembranças do Pr. Allan e de sua esposa Juciane aos irmãos da Igreja Batista Emanuel Reformada de Petrolândia; o Pr. Allan ainda nos acompanhou até o acesso à BR 230.

Chegamos em Campina Grande por volta das 12h15min e na viagem notamos pequena trepidação na direção do carro que logo foi diagnosticada como desgaste excessivo da parte interna dos pneus dianteiros. Por isso almoçamos rapidamente e fomos procurar adquirir os pneus e trocá-los. Entretanto, como era feriado, não encontramos local adequado para fazer o serviço de montagem, balanceamento e alinhamento e resolvemos só viajar no dia seguinte – aproveitamos para abastecer e ganhar tempo, pois já se encaminhava para o final da tarde. Novamente ficamos hospedados na casa do irmão Samuel Brilhante que estava nos orientando onde comprar os pneus e fazer o serviço. Descansamos um pouco pois o cansaço era visível. Jantamos e pouco depois nos recolhemos para recobrar as forças.

Acordamos bem cedo e tomamos o café da manhã com Samuel e Márcia que tinham compromisso cedo – Márcia iria trabalhar e Samuel estudar na UEPB, ambos em cidades distintas. Confirmamos por telefone a oficina que executaria o serviço e nos despedimos da irmã Nita e de Sarinha (filha de Samuel e Márcia) que a esta hora tinham acordado. Após a troca e montagem dos pneus novos, numa rápida avaliação da suspensão, foram identificadas folgas que demandaram a substituição de peças. Autorizamos e saímos do prestador de serviço às 10h45min direto para a rodovia em direção a Petrolândia. Paramos às 13h15min em Sertânia para almoçar e logo após em Custódia para abastecer, aproveitando o preço do combustível. Às 17h.20min chegávamos em Petrolândia. Deixamos os irmãos Wilson e Wellington em suas casas e fomos pegar o restante da família que estava dividida na casa de parentes, irmãos da igreja, já transmitindo os abraços fraternos daqueles que encontramos nessa viagem (a família Brilhante na Paraíba e os irmãos de João Pessoa e Bayeux). Como em todo o trajeto, chegamos bem em Delmiro Gouveia, às 19h40min, gozando da proteção de nosso bondoso Deus. Se pudéssemos mensurar o cansaço, por maior que tenha sido, nem de longe se comparou ao êxito da viagem, pois certamente nos aproximamos mais do Pr. Allan, e ele de nós, além de termos mantido contato com os rebanhos da Igreja Presbiteriana de Bayeux e da Igreja Congregacional Conservadora de João Pessoa.
Delmiro Gouveia-AL, 26 de junho de 2013.

Diácono Rogério Brilhante Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário