terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Que é Igreja Reformada?

Deyvid Vilella*

Não é nenhuma igreja nova, é a Igreja única de Jesus Cristo, porque Ele só tem uma Igreja em toda a Terra, embora ela seja constituída de várias igrejas locais entre todos os povos e nações. O nome poderia ser simplesmente "Igreja". Mas, o adjetivo "Reformada", foi acrescentado, a partir do século XVI, para distinguir a porção da Igreja que voltou às suas orígens bíblicas, da porção que preferiu manter características adquiridas no decorrer da Idade Média, por força do sincretismo religioso. A Igreja Reformada é a Igreja Católica Apostólica Reformada. É Católica, porque entre todos os povos ela sustenta uma doutrina única; que é o ensino dos Apóstolos, preservado no Novo Testamento. Por isso, a Igreja Reformada é também Apostólica.

A Igreja Reformada confessa todas as doutrinas do "Credo Apostólico", que por volta do século V já era amplamente conhecido na Igreja. Entretanto, rejeita diversas crenças e práticas, que não possuem sustentação bíblica, surgidas especialmente na Igreja Medieval. Entre estas encontram-se: o culto aos santos mortos, imagens e relíquias, as orações em favor dos mortos, o purgatório e a salvação por méritos pessoais do pecador.

A Igreja Reformada crê que a unidade da Igreja, que é um corpo, cuja Cabeça é Cristo, não se manifesta em uma organização hierárquica regional, nacional, ou mundial; porém, em sua sujeição à Escritura Sagrada (Bíblia) como a fonte suprema de toda doutrina sobre as relações entre Deus e o ser humano.

Pelo exposto, a Igreja Reformada rejeita como doutrina sobre as relações de Deus com o homem qualquer crença ou prática que não seja biblicamente sustentada. E, rejeita também, com igual zelo, como fonte de conhecimento das relações de Deus com os homens, qualquer revelação que não seja a própria Bíblia.

Considerando que a Salvação dos pecadores para o eterno relacionamento com Deus é o tema dominante da Bíblia, é importante destacar que a Igreja Reformada se caracteriza pela doutrina bíblica da Salvação pela graça de Deus, mediante a fé do pecador, na justificação que há em Cristo Jesus somente (Rm 4.25-5.1; Ef 2.8-10). Esta fé salvadora não é uma habilidade natural do pecador, mas um dom de Deus, mediante a pregação do evangelho (Rm 10.13-17).

Nenhuma igreja é "à prova de corrupção", ou seja qualquer igreja está sujeita a perder a pureza doutrinária. Contudo, assim como o alvo da Reforma do século XVI foi a recuperação da pureza doutrinária da Igreja de Cristo, o alvo da Igreja Reformada, hoje, deve ser a manutenção desta pureza. O nome de uma igreja, entretando, não é uma garantia de incorrupção. Portanto, até uma Reformada, precisa tomar muito cuidado para não perder a pureza, isto é, a fidelidade. Por isso, uma igreja Reformada é carcterizada por seu empenho por manter a Bíblia no centro de sua vida e culto.
*Membro da Igreja Batista Emanuel Reformada de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário